Análise de dados: crie diferenciais competitivos e aumente a lucratividade da sua empresa!

A análise de dados vem sendo adotada constantemente por empresas do mundo inteiro, e a sua importância dentro do âmbito corporativo já é incontestável.

As ferramentas analíticas se tornaram grandes aliadas, principalmente, dos escalões gerenciais e do business intelligence (BI) na resolução de problemas, identificação de proposições de valor e definição de estratégias. No entanto, seu uso abre um leque muito maior de possibilidades em busca de vantagem competitiva.

Confira neste artigo por que a análise de dados pode alavancar a lucratividade da sua empresa.

Saiba por que não estão comprando mais com você

Um dos problemas que mais assombram as empresas é a taxa de perda de clientes que, segundo pesquisas, pode chegar a cerca de 20% ao ano. Frente a esse fator, costuma ser uma tarefa bastante árdua identificar os reais motivos impactantes no abandono dos serviços, porém a análise de dados veio justamente para agilizar esse e muitos outros processos.

Através do uso de uma ferramenta específica para coleta e cruzamento de informações, é possível avaliar as mais variadas estatísticas de operação, como tempo de atendimento, qualidade na prestação dos serviços, avaliações de clientes e outros, o que possibilita a identificação de fatores negativos que possam resultar na perda de clientes.

Ofereça soluções únicas e diferenciadas

Conhecer bem o seu cliente é o primeiro passo para desenvolver soluções assertivas e que, de fato, atendam às expectativas dele, além de tal prática ser um dos pilares da gestão empresarial. Seja você gestor de uma empresa de outsourcing, e-commerce ou varejo, é preciso ter em mente que não há restrição de segmento na utilização de softwares de análise, muito menos na fonte de dados que será usada.

A análise de dados permite mapear perfis específicos para cada cliente. Para tanto, é necessário avaliar todas as interações que a sua empresa teve com cada um, seja uma simples dúvida levantada por ele, um suporte prestado pelo SAC ou até mesmo uma reclamação ou avaliação acerca do produto. Tais dados podem indicar dificuldades que ele teve ou o que ele quer, permitindo a personalização de soluções de forma a atingir a sua satisfação.

Agilize os processos com o uso de um software especialista

Um dos principais inimigos da lucratividade é a falta de agilidade nos processos, isto é, não conseguir se adequar ao nível de exigência do mercado, que, aliás, cresce substancialmente. É fato indiscutível que o potencial humano é indispensável na definição de que tipo de informação é ou não relevante, pois o software somente identifica os dados, cabendo ao profissional de BI definir a importância deles.

Analisar toneladas de informações desestruturadas pode ser uma tarefa desgastante, que, além de ser um processo engessado se feito de forma totalmente manual, toma o tempo que poderia ser usado de forma mais produtiva. Apostar em softwares de análise de dados é uma das melhores jogadas da inteligência competitiva, uma vez que eles vão coletar e analisar dados e exibi-los de forma mais sucinta, facilitando e agilizando a distinção por parte dos gestores.

A análise de dados, assim como acontece com qualquer tendência que se mostra promissora, vem se tornando cada vez mais um requisito dentro das empresas, em vez de um diferencial simplesmente.

Frente às crescentes demandas por qualidade e agilidade impostas pelo mercado, adotar uma ferramenta de análise de dados é uma possibilidade que deve ser fortemente considerada no planejamento estratégico de qualquer empresa que queira diferenciar-se no mercado.

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