Como a Tecnologia da Informação ajuda a reduzir custos?

A evolução da tecnologia da informação nestes últimos 20 anos possibilitou uma ampla modificação nas operações das empresas, trazendo impactos positivos sobre o planejamento, a execução e o controle logístico. Com isso, criou-se um ambiente favorável para inovações na área logística, motivadas principalmente pelo aumento significativo na complexidade das operações. O avanço da TI nos últimos anos vem permitindo às empresas executar operações que antes eram inimagináveis.

A pergunta é: a implantação de tais tecnologias fornece possibilidades de redução de custos logísticos? A resposta é sim!

O tempo gasto pelos gestores varejistas, atacadistas e industriais no atendimento e no gerenciamento dos pedidos está sendo substituído pela tecnologia eletrônica, liberando-os para decisões de caráter estratégico. Quando reduzimos tempo, de maneira otimizada ao longo da cadeia, conseguimos oportunidades de reduzir custos.

Não é mais possível para uma empresa conceber a possibilidade de administrar custos efetivamente, prover um melhor nível de serviço ao cliente, e ser um líder em logística sem dispor de soluções e tecnologias que não dão suporte, segurança e garantia de processos otimizados e ajustados.

Neste cenário a tecnologia precisa trabalhar conjuntamente para aumentar o fluxo de produtos e manter o custo baixo. A maneira como estes sistemas e tecnologias são implementados colaboram para o processo crítico.

Antigamente, o fluxo de informações eram baseados em papel, resultando em uma transferência de informações lenta, pouco confiável e abrindo margens para erros, o que obviamente gerava cada vez mais custos com os retrabalhos e ineficiências.

O custo decrescente da tecnologia, associado a sua maior facilidade de uso, permitiu aos executivos poder contar com meios para coletar, armazenar, transferir e processar dados com maior eficiência, eficácia e rapidez. A transferência e o gerenciamento eletrônico de informações proporcionaram uma oportunidade de reduzir os custos mediante uma melhor coordenação de todo o processo.

Através da interligação entre empresas e do fluxo de informações entre seus sistemas de gestão, é possível atingir o balanceamento de todas as relações fornecedor/cliente da cadeia, pois cada elo só compra, produz e vende aquilo que os elos anteriores e posteriores necessitam. Assim, as perdas são reduzidas, os processos são otimizados e os custos são minimizados até o cliente final.

Conheça nossa solução em B.I. Clique aqui para falar conosco.

One thought on “Como a Tecnologia da Informação ajuda a reduzir custos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *