Como extrair dados qualificados para gestão de negócios?

Num mundo cada dia mais digital e conectado, é impossível imaginarmos como é viver sem internet e computadores. Transações bancárias, controle de caixa, cadastro de clientes, relacionamentos, tudo é feito por meio do emaranhado de fibras óticas que circulam o mundo levando informação aos quatro cantos da Terra.

Toda essa informação gera um grande volume de dados que cresce a cada instante. Segundo estimativa da IBM, somente nos últimos dois anos a quantidade de informações geradas dobrou em relação a todo o período anterior. E a previsão é de que até 2020 todos esses dados somarão mais de 40 trilhões de bytes.

O que é Big Data?

Desde o começo da década de 1990, estudiosos já falavam dessa bolha de informação denominada Big Data. Ou seja, não é um termo tão novo assim, porém, somente nos últimos anos as empresas começaram a navegar mais nesse mar de informações para tomar decisões mais certeiras sobre como gerir seus negócios.

Seja para saber onde investir ou reduzir custos, conhecer melhor seu cliente e a própria empresa, é fato que o Big Data veio para ficar.

Vamos usar como exemplo o uso de análise de dados no setor de logística. Sabendo como extrair dados de seus arquivos de forma precisa, o profissional dessa área pode traçar melhor as rotas para uma entrega mais ágil, além de identificar a necessidade de instalação de pontos de distribuição ao longo do trecho. Essas decisões vão gerar menos custos e mais qualidade no serviço.

Como extrair dados e usá-los estrategicamente?

O problema mais enfrentado pelas empresas que buscam essa metodologia é saber como extrair dados qualificados para ajudar na tomada de decisão. Muitas delas dependem ainda do profissional de TI para elaborar essas análises, demandando mais tempo e, na maioria das vezes, quando um relatório fica pronto a informação já está defasada e não tem utilidade alguma.

Uma análise sólida dos dados é o conceito-chave do BI, ou Business Intelligence. Use toda a informação de que você dispõe para tomar decisões, evitar erros de gestão e, consequentemente, economizar mais e se destacar no seu mercado de atuação.

Um software pode ajudar?

Um software de análise de dados com leitura e entendimento simplificado, que apresente relatórios e gráficos criados a partir de dados da sua empresa é a solução que você precisa.

Procure por aqueles que conseguem mesclar em uma única plataforma programas que controlem desde o relacionamento com o cliente até as finanças do negócio. Assim, quando for montar sua estratégia, já terá em mãos informações úteis e importantes para a sua tomada de decisão.

Até mesmo para gerenciar a equipe, saber o que cada colaborador está fazendo, pode ser facilmente feito com o uso de análise de dados. Assim o gestor pode focar seu tempo em assuntos realmente importantes, deixando as preocupações mais simples de serem resolvidas ao alcance de toda equipe.

Tenha em mente sempre que ter um banco de dados e profissionais qualificados, aliados com softwares de gestão de dados úteis, tornará sua rotina administrativa mais fácil e eficaz. Lógico, saber como extrair esses dados é o ponto central de qualquer estratégia de negocio.

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e deixe seu comentário com dúvida ou sugestão aqui no blog para que possamos ajudá-lo a entender mais sobre esse assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *