Conheça 4 formas de reduzir custos de uma empresa com BI

O mundo dos negócios tem se tornado cada vez mais dinâmico e competitivo, sendo que grande parte dessa revolução surgiu por meio da tecnologia. Nesse contexto, não podemos deixar de abordar o tema Business Intelligence (BI), um conjunto de práticas e métricas que visam um modelo de gestão estratégica, inteligente e com o foco de reduzir custos em uma empresa.

Conhecer e utilizar técnicas de BI tornou-se algo indispensável para quem quer se destacar no mercado, otimizar o tempo de tarefas e até mesmo gerar relatórios de forma rápida e integrada. Pensando nisso, elaboramos uma lista com os 4 recursos de BI mais utilizados para otimizar o trabalho na sua empresa. Acompanhe!

1. Análise de dados

As empresas precisam lidar com um grande volume de informação todos os dias, como dados de consumidores, índices de desempenho da equipe ou planilhas para mensuração dos resultados. Nesse cenário, a análise de dados é a ferramenta ideal para desenvolver uma estratégia e tirar proveito desse conteúdo.

Definitivamente, estamos falando de um grande desafio, mas é justamente nesse ponto que surge o uso de Business Intelligence. A tecnologia é capaz administrar com eficiência todo tipo de atividade desenvolvida pela empresa, assim, é possível identificar gastos desnecessários e distribuir melhor os investimentos.

2. Integração de sistemas

O uso de softwares de planejamento não é algo novo, e muitas vezes funciona bem para o negócio. O problema ocorre, uma vez que um setor precisa utilizar uma determinada plataforma, como o Excel, e outro trabalha com ERP, não havendo integração e limitando a qualidade da gestão.

As soluções de integração buscam atuar diretamente nesse ponto, criando uma comunicação inteligente entre todos os sistemas e setores de uma empresa, onde o administrador pode gerar relatórios práticos com poucos cliques. Essa tecnologia aumenta a produtividade dos negócios e certamente vai potencializar os resultados da sua empresa.

3. Cloud computing

Business Intelligence e cloud computing formam uma combinação sob medida. Enquanto um entrega informação a certa no momento certo, o outro é leve e ágil, permitindo acessar os dados de qualquer lugar, bastando apenas uma conexão com a internet.

Essa praticidade explica o grande crescimento de ferramentas baseadas na nuvem, principalmente para o ramo comercial. Além de tudo, ao aderir esse tipo de serviço, saiba que os custos de instalação são bem competitivos e que ela elimina qualquer necessidade da empresa manter um servidor de dados interno. Realmente é um investimento que agrega valor ao negócio.

4. Plataforma de Business Intelligence

O principal pilar de uma plataforma de BI é unir estratégia (para alcançar objetivos), controle (para perceber o que é realmente importante) e cultura (para gerir um negócio). Esses 3 princípios são responsáveis por integrar basicamente todas as tecnologias que abordamos em um único sistema.

Investir em uma plataforma de Business Intelligence é um passo importante para a evolução de uma empresa, já que dá suporte direto para os gestores da organização, que poderão controlar e tomar decisões mais precisas, além de evitar os gastos e toda a burocracia das ferramentas tradicionais.

E então, leitor? Sua empresa já adota práticas de BI para reduzir custos? Assine nossa newsletter e receba outras novidades em primeira mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *