Entenda a importância da precisão de dados para a tomada de decisão

Na era da informação, falar de dados se tornou algo tão corriqueiro quanto beber uma xícara de café pela manhã. Se vinte anos atrás era difícil obter informações a respeito de um produto ou serviço, hoje ela está disponível com uma rápida pesquisa na internet. Podemos pesquisar tudo sobre um produto antes de adquiri-lo, analisamos o nível de satisfação de um serviço antes de obtê-lo, pesquisamos até a previsão do tempo para programar o final de semana. Mas e no nosso trabalho, na empresa em que atuamos, será que fazemos uso igualmente inteligente dos dados para tomada de decisão?

Assim como na vida pessoal, a análise de dados é imprescindível para o sucesso de qualquer organização. Pois, no mundo globalizado os cenários tendem a mudar mais rapidamente. Por essa razão, é necessário um eficiente sistema de coleta, organização e análise de dados, além de um acompanhamento em tempo real da evolução desses indicadores e do que eles representam para a empresa.

Uma vez que sabemos que é algo imprescindível, o que se deve levar em conta para a tomada de decisão por meio da análise de dados?

O papel do gestor

 A utilização de nenhum software pode dispensar a experiência e expertise do gestor da empresa. No entanto, o fornecimento adequado de informações vai capacitar esse gestor a entender melhor o cenário, realizar previsões, simulações e então tomar uma decisão mais acertada.

Os dados servem de subsídio, o que certamente vai ajudar o gestor, que, além de decidir por questões eminentes, também poderá se antecipar a fatos que poderiam prejudicar o seu negócio, ou, ainda, alcançar vantagem competitiva por meio de oportunidades que perceberá antes dos concorrentes.

Complexidade do negócio

Quanto mais complexo o negócio, mais difícil é tomar decisões apenas baseado em intuição e experiência — e se torna mais essencial a utilização de ferramentas que possam auxiliar nesse processo. Uma análise apenas intuitiva se fundamenta em fatores muitas vezes subjetivos e, portanto, mais propensos a erros, enquanto a análise de informações faz uso de dados reais e, portanto, mais confiáveis.

É certo que fazer análise correta e eficiente dos dados de uma organização, quando muitas vezes eles estão distribuídos em vários sistemas e banco de dados diferentes, não é uma tarefa tão simples. Nesse caso, a utilização de um software pode ajudar na centralização dessas informações e fornecer o apoio necessário para entender esses dados.

A E-NOVAR/BSBOARD tem soluções que possibilitam buscar informações de diversos bancos de dados de sistemas ERPs, CRM, BPM existentes e consolidá-los, a fim de munir os gestores de informações rápidas e confiáveis para tomada de decisão. As nossas soluções de BI não se limitam a uma ferramenta tecnológica que centraliza as informações, mas compreendem a análise das necessidades do cliente para que este possa escolher quais as visões ou cenários necessários ao seu negócio, bem como a criação dos indicadores que serão acompanhados pela empresa e também todo o treinamento dos funcionários que vão manusear a ferramenta.

Gostou das dicas sobre tomada de decisão? Então compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *