Entenda como o BI pode beneficiar o ambiente de TI de uma empresa

A forma como as políticas de gestão de uma empresa são formuladas causam um impacto direto na capacidade do negócio de gerar lucros e ter um alto grau de competitividade. Elas devem ser planejadas considerando fatores externos (como as demandas do mercado e os serviços dos concorrentes) e características internas do negócio para que sejam capazes de otimizar toda a cadeia operacional da empresa.

Nesse sentido, a gestão do ambiente de TI tem um papel de destaque. Em um cenário em que várias empresas utilizam soluções de TI para a criação de serviços mais inovadores, a performance dos recursos digitais está diretamente ligada às receitas que o empreendimento obtém por meio de seus serviços. Diante disso, o gestor deve investir em técnicas que permitam a análise das informações coletadas por sistemas corporativos continuamente, como as de Business Intelligence.

Quer saber mais? Então veja o nosso texto de hoje!

A importância do Business Intelligence para os processos de tomada de decisão

As ferramentas de Business Intelligence utilizam dados coletados em várias partes de uma empresa para ajudar líderes empresariais a terem uma visão mais ampla do funcionamento de um negócio. Por meio da análise em tempo real de registros corporativos, é possível tornar os processos de tomada de decisão mais precisos e com maior retorno para o negócio.

Esse processo se dá pela otimização das informações que são disponibilizadas para análise estratégica. Os sistemas de Business Intelligence “filtram” os dados coletados em ferramentas corporativas e, assim, permitem que gestores consigam avaliar melhor a real situação do empreendimento. Consequentemente, as decisões tomadas serão mais bem direcionadas.

Como aplicar o Business Intelligence aos processos de otimização do ambiente de TI

A otimização da infraestrutura de TI deve ser uma preocupação constante de todo negócio que depende de seus ativos digitais para a prestação de serviços. Gestores devem avaliar quais são as vulnerabilidades, rastrear gargalos e identificar pontos que precisam de melhoria. Assim, é possível buscar novas políticas operacionais e direcionar investimentos de acordo com as necessidades do negócio.

Com o uso de uma ferramenta de Business Intelligence, o gestor de TI verá com mais precisão quais são os problemas enfrentados pelo negócio. Será possível avaliar em uma única solução todos os fatores que impactam o uso de equipamentos de rede, computadores e o acesso a plataformas digitais, por exemplo. Como consequência, o ambiente de TI será aperfeiçoado.

Qual o impacto causado pelo Business Intelligence no cálculo do ROI (Retorno Sobre Investimento)?

O cálculo do ROI (sigla pra o termo em inglês Return On Investment) é fundamental para que negócios consigam avaliar quais opções de investimento oferecem lucros maiores e são capazes de tornar a empresa mais competitiva. Ele é tradicional especialmente no ambiente de TI, em que a aquisição de um equipamento ou sistema muitas vezes gera um custo alto.

Nesse sentido, as soluções de Business Intelligence podem ser empregadas para que o gestor otimize o calculo do ROI e torne ele mais preciso. Os registros utilizados nessa operação (como dados de produtividade e lucro) terão uma confiabilidade maior, uma vez que já terão sido “otimizados” pela ferramenta de BI. Consequentemente, será possível identificar com mais facilidade o impacto que uma nova tecnologia causará no ambiente operacional.

Gostou do tema e quer saber mais sobre Business Intelligence? Então assine já a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *