Saiba como usar a inteligência competitiva em sua empresa

Estamos o tempo todo sendo lembrados de como é importante deter e utilizar estrategicamente as informações pertinentes ao nosso ramo de negócio. Todos sabemos também que as empresas estão inseridas em um ambiente de incertezas e que está em constante processo de mudanças.

Nesse contexto, para se manter competitiva, é necessário que a empresa esteja pronta para monitorar o mercado, os clientes e, principalmente a concorrência, identificando e antecipando tendências. Isso se torna possível por meio de técnicas de inteligência competitiva. Não sabe o que é isso? Não se preocupe! Neste post vamos mostrar o que é e como utilizar a inteligência competitiva na sua empresa:

O que é inteligência competitiva?

Podemos conceituar a inteligência competitiva como a atividade de coletar, analisar e utilizar estrategicamente informações sobre os concorrentes e monitorar o ambiente competitivo em geral. Ela pode servir como um sistema de alerta precoce para mudanças no cenário competitivo: nova estratégia de produto, entrada de um novo produto, alterações de preço, etc.

Uma decisão isolada de uma empresa concorrente pode até parecer irrelevante, mas se você já acompanha seus movimentos é possível avaliar essa decisão dentro de um contexto conhecido. E se você acompanha um grupo de empresas de um determinado setor, já será possível identificar padrões. Tomar as decisões acertadas se tornará bem mais fácil, não é verdade?

De que forma a inteligência competitiva pode ser feita?

Para cumprir sua função de municiar as empresas com informações relevantes, a inteligência competitiva utiliza-se de técnicas de pesquisas de mercado, porém com perguntas mais segmentadas e específicas. Ao acompanhar a movimentação online do concorrente (publicações em blogs, posts em redes sociais, mensagens no twitter, etc.), é possível identificar indícios sobre um novo produto, por exemplo.

Não é difícil saber o que os concorrentes estão fazendo. Em alguns casos, é possível usar táticas de espionagem para obter e manter uma vantagem competitiva. Qualquer mudança planejada pelo seu concorrente inevitavelmente deixa algum rastro, e é importante saber para onde olhar para identificar e interpretar esses rastros.

Como usar a inteligência competitiva de modo eficaz?

Se sua empresa utiliza as táticas certas, com certeza será capaz de reunir uma infinidade de informações. Mas só coletar informações não é suficiente. É preciso saber o que fazer com elas e tomar as decisões adequadas.

Para usar a inteligência competitiva de modo eficaz, é preciso, antes de tudo, definir o que se quer saber, ou seja, identificar um problema específico e relevante para a sua empresa. Por exemplo: “o que acontecerá se meu fornecedor aumentar os preços repentinamente?”; ou ainda “algum concorrente movimenta-se para lançar um produto semelhante ao que estamos prestes a introduzir no mercado?”.

Você já identificou o que precisa saber, certo? Então, vá à luta em busca das informações. Comece explorando a rede de informantes que você tem aí mesmo na empresa: seus funcionários! Os vendedores, por exemplo, vivem falando com os clientes que, por sua vez, falam com os concorrentes… Já os funcionários do RH entrevistam candidatos que trabalham ou trabalharam em empresas concorrentes e assim por diante.

Monitore as redes sociais, visite os sites e blogs das empresas concorrentes, mas não se restrinja às informações disponíveis publicamente — e mude o foco da análise. Se acompanhar os anúncios de vagas da empresa concorrente, por exemplo, será possível descobrir qual é a média salarial praticada por ela ou se ela está expandindo sua capacidade produtiva.

Mas você pode ser mais específico ainda analisando o perfil das vagas abertas para identificar uma possível alteração nos rumos do negócio, o investimento em um novo produto ou serviço, enfim, as possibilidades são infinitas.

Obtidas as informações que lhe permitem responder àquela pergunta que originou todo o esforço de inteligência competitiva, é hora de tomar a decisão certa. Pode ser que sua empresa tenha que antecipar o lançamento daquele produto ou considerar a contratação de um novo fornecedor. Qualquer que seja a decisão, tomá-la ficará bem mais simples agora que você já sabe como usar a inteligência competitiva em sua empresa.

Quer a nossa ajuda para tornar a sua empresa mais competitiva através das técnicas apresentadas neste artigo? Clique aqui e receba o contato de um especialista da E-NOVAR!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais e contribua para que mais pessoas conheçam os benefícios da inteligência competitiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *