Saiba a importância dos dados para a tomada de decisão estratégica

A capacidade de analisar e agir sobre os dados é cada vez mais importante para as empresas. E isso está muito ligado ao ritmo acelerado das mudanças que obriga os gestores a serem capazes de reagir rapidamente. Aliada à necessidade de ações imediatas, a tomada de decisão estratégica é cada vez mais complexa, pois todos os negócios, de alguma maneira, competem em um mercado global.

Você já refletiu sobre como os dados do seu negócio podem ser úteis para embasar decisões e ações em eficazes e em tempo hábil? Neste artigo conversaremos sobre a importância de usar dados para a tomada de decisão estratégica na sua empresa e você verá também como uma ferramenta de BI pode ajudar nessa empreitada:

Análise de dados pode melhorar a tomada de decisão estratégica e acelerar os resultados

Pesquisadores da Universidade do Texas descobriram que as empresas podem gerar grandes retornos financeiros fazendo pequenas melhorias na qualidade dos seus dados. É possível gerar inteligência, promover acessibilidade remota e mobilidade de vendas. O estudo, de 2010, descobriu que é possível aumentar as vendas anuais por vendedor em média 14,4% com um aumento da usabilidade dos dados corporativos em 10%.

Em outras palavras, o que as empresas precisam é ter ferramentas e capacidade analítica para organizar, processar e decifrar informações relevantes a partir de seus dados. E esses dados podem ser próprios, gerados nos sistemas internos, mas também advindos de fontes externas, como redes sociais, transações financeiras, da concorrência etc.

Para tal, apontam os pesquisadores, é importante fazer uso de métodos eficazes e ferramentas como Business Intelligence (BI) para transformar dados em informações relevantes. A partir disso, é possível melhorar a tomada de decisão estratégica e obter benefícios no faturamento e na lucratividade do negócio.

Solução de BI facilita análise de dados e melhora tomada de decisão estratégica

Esses resultados apontados pelos pesquisadores norte-americanos embasam o poder das soluções de BI, que fornecem aos decisores as informações que eles precisam para tomar decisões criteriosas e cada vez mais rápidas. Como os dados corporativos são, muitas vezes, armazenados em vários locais (aplicações de software independentes e bancos de dados), um BI serve como um hub centralizador, que auxilia na análise das informações e na criação de projeções e simulações.

A partir de análises baseadas em relatórios do BI, os gestores — sempre muito ocupados e com inúmeras preocupações — aumentam seu conhecimento sobre o mercado e sobre o próprio negócio. Assim, conseguem identificar oportunidades de crescimento, entender as preferências dos clientes e aumentar a inteligência competitiva.

Mas atenção: um software de BI é mais eficaz quando é apresentado em formato de fácil utilização, como scorecards e dashboards.

Como uma solução de BI pode ajudar na análise de dados e na tomada de decisão estratégica

Com uma boa solução de BI, os executivos de negócios se conectam ao sistema de dados e planilhas das empresas. A partir disso, conseguem gerar informações customizadas que são visualizadas em gráficos e painéis personalizados.

Esse tipo de solução fornece um acompanhamento dos dados de qualquer ambiente. E, com poucos cliques, encontra, classifica e filtra informações de todos os departamentos. Essas informações transformam-se em uma valiosa base de dados gerencias para a tomada de decisão estratégica.

Você já conta com uma solução de BI? Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter para receber as atualizações do blog em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *