Seu negócio está pronto para o Business Intelligence?

O Business Intelligence (BI), que em português podemos chamar de Inteligência do Negócio, ou Inteligência de Negócios, é um método que busca aperfeiçoar as empresas, ajudando-as a tomarem decisões estratégicas e inteligentes por meio da coleta de dados e informações provenientes da Tecnologia da Informação (TI). Com a dificuldade enfrentada pelas grandes empresas em processar a enorme quantidade de informações que é gerada diariamente a uma velocidade altíssima, o Business Intelligence tem se tornado um grande aliado para que elas alcancem bons resultados e elaborem as melhores soluções de forma estratégica.

Mas basta introduzir esta tecnologia para potencializar os ganhos? Obviamente não. Vamos ver a seguir algumas condições básicas que o seu negócio precisa ter para estar pronto para o Business Intelligence. Confira!

Ter KPIs

Antes de implementar uma tecnologia inovadora para a empresa é necessário conhecer todas as necessidades e o desempenho do negócio. Por isso é fundamental que já se tenha KPIs (Key Performance Indicators), ou Indicadores de Performance, em pleno uso. Com eles, as equipes conseguem acompanhar a situação atual da empresa e comparar com um banco de dados, conhecendo assim todos os gargalos e as necessidades que devem ser supridas.

Utilizando tais indicadores, a equipe de TI, juntamente com outros departamentos, pode determinar todos os requisitos que precisarão ser cumpridos e todas as aplicações do Business Intelligence para as necessidades específicas de sua empresa.

Possuir uma equipe envolvida

O Business Intelligence engloba a coleta e análise de diversos dados, o reporte de informações detalhadas, o Business Process Reengineering (BPR) — estratégia de gestão que busca melhorias contínuas e que conta com a aproximação da gerência, visando o aumento da eficiência — e a realização de benchmarking, ou a busca de melhores práticas, com o intuito de maximizar o desempenho.

Para conseguir tudo isso não basta ter somente um time focado na implementação do BI, é fundamental que todos os colaboradores da empresa participem e se envolvam no projeto. Somente com a equipe alinhada é possível alcançar os resultados favoráveis que essa tecnologia pode proporcionar ao seu negócio.

Conhecer todas as ferramentas de BI que já estão disponíveis na empresa

Para que seu negócio esteja pronto para o Business Intelligence é necessário conhecer todas as ferramentas de análise de dados que já são utilizadas na empresa. Isso porque os inputs e outputs dos processos já existentes, que podem servir para a coleta de dados e análise de BI, são de extrema importância para o funcionamento do projeto, permitindo à equipe definir a finalidade de cada um e ainda quais sofrerão modificações ou serão substituídos.

Conhecer todas as ferramentas utilizadas é fundamental para a padronização dos processos, o que garante a consistência das informações e a veracidade dos dados.

Escolher o software de Business Intelligence correto

Muitas empresas acabam cometendo o erro de escolher o software pelo nome que ele possui no mercado ou pelo fato de ser utilizado pelos concorrentes. Mas é importante lembrar que as empresas são totalmente diferentes umas das outras, possuindo necessidades e objetivos exclusivos. Portanto, um programa que atende um outro negócio não necessariamente será o ideal para o seu.

É fundamental possuir uma equipe qualificada para decidir qual software é o mais adequado para sua empresa, de acordo com as necessidades e metas a serem alcançadas. Desta forma você pode garantir com maior certeza que o programa se adequa ao seu negócio.

Saber que o projeto de BI é um processo constante

Antes de implementar o Business Intelligence é muito importante saber que ele será um processo constante na empresa, carecendo de mão-de-obra qualificada e demandando constantemente novos inputs.

Todas as soluções de BI precisam ser continuamente aperfeiçoadas e desenvolvidas, mas sempre seguindo a mesma base — as especificidades básicas de seu negócio. Somente assim você conseguirá cumprir os requisitos e alcançar as metas previamente estipuladas.

Agora que você já sabe quando o seu negócio está pronto para o Business Inteligence, não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das dicas, dos melhores softwares e das novidades para a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *